segunda-feira, 7 de março de 2011

Pedal Bahia Review - PARTE III: saiba como foi a nossa cicloviagem!

Por Carol


10 dias
08 pessoas
374km rodados
praias maravilhosas
histórias, muitas!

Como prometido, vamos a um resumão da viagem que fizemos pela costa da Bahia entre os dias 21 e 31 de janeiro!

Aos que acompanham o blog, espero que tenham gostado dos relatos feitos no decorrer da viagem! Tentamos retratar de forma mais aproximada possível os maravilhosos dias que passamos curtinho as belas praias da Bahia e cada pedalada!

A intenção deste post é dar uma idéia global da viagem e postar mais fotos!

Agora que parei para escrever esta notícia, fiquei impressionada como é difícil lembrar perfeitamente de todos os trajetos, especialmente dos milhões de barquinhos que tivemos que pegar no decorrer dessa viagem... Foram muuuuitas travessias de barco para chegar de uma ilha a outra (se pararem para perceber, passamos por várias ilhas) e também para atravessar rios grandes (como, por exemplo, o rio para chegar a Itacaré vindo de Barra Grande). É de se ressaltar que isto é algo que tem que ser bem pensado quando se faz uma viagem dessas. Os tempos gastos com travessias de barco devem ser incluídos no tempo que se possui para pedalar pela praia antes que a maré suba e só sobre areia fofa (não preciso nem dizer que não dá pra pedalar em areia fofa, ainda mais com bagageiros pesados nas bikes!).

A observância dos horários da maré também é imprescindível, por isso a tábua da maré em mãos é "equipamento obrigatório"!

A nossa viagem durou 10 dias. Saímos de Salvador e fomos até Caraíva! Nesses 10 dias percorremos 374km pedalando, 190km de carro e mais alguns quilometros dentro de barcos em travessias.

1º dia (sexta-feira, 21/01):  SALVADOR/MORRO DO SÃO PAULO - 73km
Pegamos a balsa cedo e atravessamos para a Ilha de Itaparica. Pedalamos 40km de asfalto até a cidadezinha Cacha Pregos. Lá, um barco nos atravessou para a outra ilha. Daí em diante foram mais 33km de praia até Morro. Atravessamos um riachinho carregando a bike no decorrer do percurso, mais uma travessia de barco também e pronto: Morro do São Paulo! Foram 3h30 de pedal (obs: nas horas de pedal não são computadas as paradas!).











2º dia (sábado, 22/01): MORRO DO SÃO PAULO/BOIPEBA -31km
Nesse 2º dia pedalamos 31km pela praia e com direito a uma trilha "corta-caminho" também. Chegamos em Boipeba por volta das 16h.










3º dia (domingo, 23/01): "day off" em BOIPEBA.
Curtimos um pouco da Ilha de Boipeba! Fizemos um passeio de barco até a Ponta dos Castelhanos, parando no caminho nas piscinas naturais de Moreré. Após o passeio de barco, retornamos para Moreré, onde passamos o dia e almoçamos uma deliciosa moqueca de camarão com banana da terra na barraca Paraíso!








4º dia (segunda-feira, 24/01): BOIPEBA/BARRA GRANDE - 35km
Chegamos à tarde em Barra Grande. Depois de um pedal de 12km em estradinhas de areia atravessando a ilha de Boipeba até o vilarejo de Cova da Onça que durou aprox. 1h20, pedalamos mais 23km pela praia de Pratigi até Barra Grande. Na verdade, pedalamos até o vilarejo de Barra do Serinhaem e de lá atravessamos em um barco de pescador. Momento tenso no tal barquinho! Era muuuuito pequeno para os 8 ciclistas e as 8 bikes que mal mal podíamos nos mover nele que ele ameaçava tombar!!! Viajamos aprox. 1h assim!



















5º dia (terça-feira, 25/01): BARRA GRANDE/ITACARÉ - 50km
Manhã nas belas praias de Barra Grande!
Saímos de Barra Grande no início da tarde e pedalamos até Itacaré. Foram 2h40 de pedal e 50km rodados de muita praia! Passamos por Taipus de fora, Algodões...








6º dia (quarta-feira, 26/01):  Itacaré/Canavieiras de carro - 190km + 1h de travessia de barco até BELMONTE. Contratamos uma van que nos levou até Canavieiras. Lá em Canavieiras pedalamos aprox. 30min até o local de pegar o barco para atravessar até Belmonte. O objetivo era chegar até Arraial, mas como chegamos em Belmonte já de noite, tivemos que passar a noite por lá!






7º dia (quinta-feira, 27/01): BELMONTE/ARRAIAL - 80km
Rodamos 80km de asfalto. Deu para desenvolver bem e chegamos em Porto Seguro após aprox. 3h de pedal. Aí, de lá, foi só atravessar a balsa e, pronto: chegamos em Arraial!




8º dia (sexta-feira, 28/01): ARRAIAL/CARAÍVA - 55km
Às 18h, partimos para Caraíva. Fomos pela praia até Trancoso (aprox. 12km), fizemos um lanche por lá e depois seguimos pela estrada até aqui (mais 43km)! Fizemos o pedal em aprox. 4 horas.




9º dia (sábado, 29/01): "day off" em CARAÍVA para uns e pedal retorno (Caraíva/Arraial) para outros.
Em Caráiva, ficamos hospedados na Pousada AIURUOCA, do amigo e organizador de provas de aventura, Papagaio. Vale à pena dar uma conferida!




10º dia (domingo, 30/01): CARAÍVA-ARRAIAL - 50km
Pedal retorno Caraíva/Arraial, 50 km.




11º dia (segunda-feira, 31/01): retorno a BH

**Fotos: Gustavo Caixeta, Vinicius, Leco e Fred.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin