domingo, 28 de setembro de 2008

Reportagem da BRASIL WILD 24 HORAS na Mundo Record e no Programa + Ação!!! Não perca!

Foto: Adventuremag
Confira aqui a reportagem que saiu na Mundo Record sobre a nossa última competição: BRASIL WILD 24 HORAS!!!

Não perca, também, a cobertura completa da BRASIL WILD 24 HORAS que irá ao ar no Programa + Ação, da Rede Minas, na próxima terça-feira, dia 30 de setembro, às 21h, com reapresentação na sexta (03 de outubro) às 13h30 e no domingo (05 de outubro) às 20h30.

Para saber o conteúdo completo do Programa + Ação do dia 30 de setembro, clique aqui!

----------------------------------------------------------------------
"A arte de vencer é a arte de ser ora audacioso, ora prudente". (Napoleão Bonaparte)

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Dupla YAKS conquista o 2º lugar na competição BRASIL WILD 24 HORAS!

Neste último final de semana, em Gonçalves e Paraisópolis, no sul do Estado de Minas Gerais, aconteceu mais uma edição da BRASIL WILD!!!

Marcaram esta etapa o desnível do terreno e as diversas possibilidades de escolha de caminhos e trilhas no percurso. A chuva e o frio foram constantes, o que tornou a prova ainda mais difícil.

Como novidades nesta edição tivemos a ausência de equipe de apoio e a participação das categorias duplas (mistas e masculinas) e solo, todas fazendo o mesmo percurso da categoria quarteto. Adoramos esta novidade das categorias dupla masculina e mista pois, apesar de preferirmos competir na categoria quarteto, formar um quarteto têm sido muito difícil!

Foram aproximadamente 130km de percurso divididos nas seguintes modalidades: trekking (33km), mountain bike (76km), canoagem (21km) e um rapel positivo de 80 metros.

Competimos na categoria dupla mista, pela Equipe Advogado Aventureiro/YAKS.

A primeira perna da prova foi um trekking com a opção de buscar quatro Pontos de Controle (PC´s) facultativos que dariam às equipes um total de 10 horas de bônus. Nesse trecho, os quartetos podiam se dividir em duplas a partir do PC1 para buscar os PC´s facultativos e apenas voltarem a se reencontrar no PC6, que também era área de transição para a modalidade mountain bike (o que tornava a corrida deles mais dinâmica), mas os atletas das duplas tinham que permanecer juntos.

Tivemos um início de prova um tanto tumultuado (picadas de abelha e longos e duros erros de navegação), mas buscamos todos os PC´s facultativos, conforme planejado! Terminamos este trekking (PC6) nas últimas colocações das duplas (a lista de passagem nos PC´s era única para as categorias dupla masculina e mista).

No PC6 pegamos a bike e aí acertamos na navegação! Pegamos um corta caminho que nos poupou uns bons quilometros de pedalada! Nesse trecho, pedalamos forte e ultrapassamos diversas equipes, inclusive as duplas mistas que estavam na nossa frente. Cruzamos pelo competidor José Luiz Reginato da Lontra Radical (campeão na categoria solo) e, segundo ele, lhe demos uma boa injeção de ânimo. Andamos juntos por um tempo, mas ele se animou tanto que seguiu à nossa frente (rs).

Depois de uma longa longa subida chegamos ao PC7, Pedra São Domingos, localizada a 2.050 m de altitude e local onde foi realizado o rapel. Neste momento o clima frio tomou conta (vestimos, pela primeira vez em uma prova de aventura, os nossos cobertores de emergência) e tivemos que dar uma desacelerada para repor as energias gastas nas horas perdidas no primeiro trecho de trekking e, também, no esforço feito para corrermos atrás do prejuízo durante o pedal.

Acabamos perdendo muito tempo neste PC7 e, também, no trecho seguinte de mountain bike até o PC8, área de transição para a perna de canoagem. O tempo frio e chuvoso deu uma desanimada e o nosso ritmo caiu, além disso, lembramos que havíamos esquecido de colocar os sanduíches no saco de apoio que estaria nos esperando no PC8 e tivemos que fazer um "pit stop" em uma padaria nos Costas (vilarejo) para garantir a nossa alimentação desse trecho em diante na corrida.

Finalmente chegamos à àrea de transição para a canoagem! Fizemos uma transição não muito rápida e partimos para o que seria uma interminável etapa de remo!!! Aliás, por falar em transições, está aí uma coisa que temos que melhorar e muito nas corridas de aventura! Nós sempre fazemos muita força nos trechos de trekking e mountain biking, mas perdemos muito tempo nas transições, fomos muuuuito lentos mesmo!

Mas, voltando à perna de remo... Esta foi, definitivamente, a parte mais chata da corrida! Como não temos muita opção de locais para treinar canoagem em Belo Horizonte, esta modalidade fica um pouco deixada de lado. Acho que fizemos apenas uns três ou quatro treinos de aproximadamente 1h a 1h30min de canoagem antes desta competição... Muito pouco! E, para piorar as coisas, tiveram duas longas portagens e muitos trechos com pedras no rio, e a nossa embarcação foi um cayaque aberto (sit on top), que embora deslize mais na água, é muito mais instável que um duck e muito pesado para ser carregado (ainda mais se for levado em conta que a nossa equipe é uma dupla MISTA). A progressão foi muito lenta neste trecho e, como tivemos que entrar na água em alguns momentos para desencalhar o cayaque, o frio aumentou no transcorrer da noite.

Terminamos este remo no iníco da madrugada, estávamos há aproximadamente 1h30min atrás da 1ª dupla mista e éramos a 3ª dupla (entre as mistas e masculinas) a assinar este PC9. Trocamos de roupa em uma casinha que estava auxiliando os atletas da corrida nesta transição, tomamos um café quente, nos alimentamos e fomos para mais uma perna de trekking. Mais uma vez, uma transição lenta que, com certeza, poderia ter sido bem mais rápida... Neste trecho de trekking perdemos um pouco de tempo tentando decidir se iríamos pela estrada ou se tentaríamos um corta caminho (trilhinha) que nos pouparia uns 5km. Acabamos decidindo ir pela estrada mesmo, mais garantido, uma vez que a navegação noturna é bem mais complicada. Deveríamos ter tomado esta decisão desde o início, quando saímos do PC9, porque neste "vamos pela estrada", "não vamos pela estrada", "acho que o início do corta caminho é aqui", "acho que não"... perdemos uns preciosos 15-20 minutos que nos fez muita falta no final!

Então, fomos pela estrada! Trotando o máximo que conseguíamos e caminhando a passos rápidos quando não conseguíamos correr... Cometemos mais um errinho de navegação, não viramos onde tínhamos que virar e acabamos dando uma volta maior pela estrada para chegar ao início da subida de trilha até o Pico do Machadão (1.500m de altitude), onde está localizada a represa mais alta do Brasil e onde estava o PC10.

Lá de baixo dava pra ver várias "lanterninhas" subindo a enorme serra! Depois dessa longa subida, chegamos ao PC10! Estávamos, agora, 25min atrás da 1ª dupla mista! Na verdade, 25min atrás da 1ª dupla mista e, também, da 1ª dupla masculina!

Do PC10 até a chegada, de acordo com a organização, eram 16km de down hill de mountain biking. Pensamos então que não dava mais para buscar o 1º lugar... Pois não dá pra tirar 25min de diferença em um down hill de bike, se ao menos fosse um percurso com muitas subidas! No final das contas, este trecho tinha muitas subidas também! Fomos pedalando em um ritmo bom, zerando todas as subidas, mas sem estar buscando... Quase na chegada de Gonçalves ultrapassamos um quarteto e uns competidores solo e eles nos avisaram que a dupla mista estava a tipo 1 minuto na nossa frente! Saímos pedalando igual loucos, mas infelizmente não deu pra buscar... Dali até a linha de chegada só havia descida e cruzamos o pórtico 1 minuto atrás dessa dupla!!!

Terminamos esta competição em 2º lugar nas duplas mistas (1 minuto atrás do 1º colocado) e em 3º lugar geral nas duplas (masculina e mista)!!! E aprendemos muito: temos sempre que lembrar que a corrida apenas termina na linha de chegada e que de nada adianta pedalar e correr forte e depois fazer transições lentas e não navegar bem... As nossas transições têm que ser bem mais rápidas e temos que ser mais atenciosos e detalhistas na navegação!

De acordo com dados divulgados pela organização da BRASIL WILD, esta etapa recebeu 187 atletas divididos entre 33 quartetos, 19 duplas (sendo 13 masculinas e 6 mistas) e 17 atletas que correram na categoria solo.

A viagem...


O lugar...


A corrida...
Foto: divulgação BRASIL WILD

Foto: divulgação BRASIL WILD

Foto: divulgação BRASIL WILD

Foto: divulgação BRASIL WILD

Foto: divulgação BRASIL WILDFoto: divulgação BRASIL WILDFoto: divulgação BRASIL WILD

Premiação:


Para ver toda galeria de fotos desta corrida no site da Adventuremag, clique aqui!

Para ver todas as fotos da EQUIPE YAKS nesta competição, clique aqui!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

TEM BRASIL WILD NESTE SÁBADO!!!

Neste sábado participaremos da prova BRASIL WILD 24 HORAS!!! Esta competição acontecerá em Gonçalves, no sul de Minas e terá aproximadamente 130km de percurso para aqueles que optarem por fazer a prova completa (existem vários PC´s facultativos!!).

Como todas as competições organizadas pela BRASIL WILD, esta promete ser mais uma prova deslumbrante!

A equipe YAKS, mais uma vez, irá competir pela equipe "Advogado Aventureiro e cia" na categoria dupla mista com os atletas Caixeta e Carol.

Mais informações desta competição aqui e aqui!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Dupla YAKS é terceiro lugar na 2ª Etapa do Circuito ECOMAN de Corridas de Aventura 2008!!!

No último final de semana, em Ouro Preto/MG, participamos da 2ª Etapa do Circuito ECOMAN de Corridas de Aventura 2008, entitulada "Rota dos Bandeirantes II".

Segundo a organização a expectativa da prova era a seguinte: "a Rota dos Bandeirantes propõe um giro pela região de Ouro Preto, na busca de suas maiores atrações naturais, fazendo um Bike & Trekking fantástico entre vales, montanhas e canyons, onde utilizaremos a bike para as maiores distâncias, e o trekking para os deslocamentos locais. Serão PCs Virtuais , com a eficiente comprovação de passagem via foto digital, que possibilita uma prova mais rica, sem agregar custos e sem problemas de logística, alternando com PCs / ATs físicos, estratégicos para o desenvolvimento, controle e segurança da prova."

Foram 150km divididos em dois dias de competição: 100km no sábado e 50km no domingo. Participamos na categoria Duplas (que engloba duplas mistas e masculinas) competindo pela equipe ADVOGADO AVENTUREIRO/YAKS.

O 1ª dia de competição foram 100km divididos em 30km de trekking e 70km de mountain bike. Largamos às 11hs da manhã da Praça da Estação, no centro de Ouro Preto, para um trekking de aproximadamente 15km por matas e área urbana; na sequência seguimos de bike para completar o restante da prova (aprox. 70km) pois, no briefing, a organização liberou, para que as equipes escolhessem se fariam a 2ª perna de trekking à pé mesmo ou de bicicleta. Este trecho de bike nos levou às belas paisagens do Parque do Itacolomi e, também, ao vilarejo de Lavras Novas! Como também a ordem de passagem pelos Pontos de Controle (PC´s) a partir do final do 1º trekking poderia ser feita de forma aleatória, acabamos entendendo que não valia mais o horário do corte estabelecido em um dos PC´s e apesar de termos passado por todos os Pontos de Controle da prova (fizemos a prova completa), deixamos para passar no tal "PC do corte" em último lugar para, então, irmos direto para a chegada (e, consequentemente, passamos por ele depois do horário de corte), e, por causa dessa falha de entendimento, acabamos pegando o corte. Chegamos de volta a Ouro Preto às 19:52hs, em 1º lugar entre as duplas que fizeram a prova completa, mas ficamos em último lugar no 1º dia (como se tívessemos completado com corte)... O mesmo aconteceu com um quarteto e um competidor solo.

No 2º dia de competição foram mais 21km de trekking e 30km de bike. Desta vez largamos do Hotel Fazenda Boa Vista e nos deslumbramos com as paisagens do seu entorno...

Apesar do mal entendido, no final da história, ainda garantimos um lugarzinho no pódium.. Ficamos em 3º lugar na categoria duplas!! Em 1º lugar ficou a dupla masculina Advogado Aventureiro/MG (Roy e Eder) e em 2º a dupla mista Trotamundo/MG (Ana Paula e Ézio).

Na categoria Quarteto a classificação foi a seguinte: o 1º lugar ficou com a equipe Armadda/RJ, o 2º lugar com a Trotamundo/MG e o 3º lugar com a Quimera/MG.

Seguem algumas fotos que tiramos nos PC´s virtuais... (Para ver galeria de fotos desta corrida clique aqui!)

Capela:
Fonte:
No Parque do Itacolomi:
Usina: Porteira:
Premiação: Agradecimentos:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin