sexta-feira, 13 de março de 2009

Dupla YAKS/Advogado Aventureiro & Cia é 2º lugar na 1ª Etapa do Circuito HAKA RACE de Corridas de Aventura!

(Por Carol Tibo)


Estávamos esperando a divulgação oficial dos resultados desta 1ª Etapa do Circuito HAKA RACE de Corridas de Aventura (o que aconteceu hoje) para publicarmos aqui esta notícia sobre o nosso desempenho nessa competição.

Como já havíamos mencionado, esta foi mais uma participação da dupla YAKS (Carol e Gustavo) em parceria com a ADVOGADO AVENTUREIRO & CIA (desde o ano passado temos competido como Advogado Aventureiro na categoria dupla mista!).

Nunca havíamos participado de uma edição da HAKA RACE, esta foi a 1ª vez e aprovamos! Não é à toa que este circuito relativamente novo (se iniciou no ano passado) foi eleito o melhor circuito de provas de corrida de aventura até 130km no ano de 2008 pela Associação Paulista de Corrida de Aventura - APCA.

Além de ter sido uma prova muito bem planejada e organizada, a presença de várias equipes (total de 93 duplas e 21 atletas solo na categoria Pró) aumentou bastante a disputa, o que tornou a prova ainda mais interessante e dura!

A competição aconteceu no município de Extrema, localizado no sul de Minas Gerais, quase no Estado de São Paulo. Foram aproximadamente 60 km para a categoria PRÓ divididos nas modalidades trekking, mountain bike, bike and run (um competidor na bike e outro correndo), canoagem e rapel.

A corrida se iniciou com um trecho de trekking extremamente duro na Serra do Lopo (aprox. 15 km). Para se ter uma idéia, saímos de uma altitude de aprox. 900m, alcançamos 1.780m e depois voltamos para 900m. No alto dessa Serra o rapel era ser feito por um dos atletas.

Após este trecho de trekking, partimos para uma perna curta de mountain bike até o próximo Posto de Controle (PC) onde tínhamos que deixar uma das bikes e partir para um "bike and run" de aprox. 5km até a transição para a canoagem. Aí um dos atletas iria remando até o próximo PC, enquanto que o outro iria de pedalando. Quando os atletas se reencontravam de novo, tinham que trocar as modalidades (o que foi remando, agora iria pedalando e vice-versa) e continuar separados até o próximo PC . Neste novo ponto de reencontro, os atletas seguiam juntos na modalidade bike and run (aprox. 8km) até o PC onde haviam deixado a bike e seguiam de bike até o final.
Quando, na noite anterior, ficamos sabendo dessa separação dos atletas durante a prova, ficamos um tanto apreensivos pois eu (Carol) não navego absolutamente nada e fiquei um pouco "em pânico" quando soube dessa novidade! Mais tarde, vimos no mapa que a navegação nesse trecho da prova seria teoricamente bem tranquila e, felizmente, isso se revelou verdade! Além disso, tive a companhia do Roy, um dos atletas da dupla masculina Advogado Aventureiro, durante o meu trecho “solo” de bike! Ufa (rs)!

Bom, ficamos muito satisfeitos com a prova que fizemos! Largamos fortes e fizemos força a corrida toda, que é o que geralmente acontece em provas curtas como esta. Sofremos no trecho de remo, pois esta é uma modalidade que estamos sem treinar há algum tempo (acho que desde o BRASIL WILD 24 HORAS do ano passado), pela dificuldade de lugar para praticar a modalidade em Belo Horizonte.

Mas, felizmente a nossa navegação foi redonda (tirando uns breves momentos de dúvida no trecho de trekking) e lideramos na nossa categoria até o início do trecho final de mountain bike, quando a equipe ARS SÃO FRANCISCO e a equipe LIFE GUARD (esta, apenas por um instante) “encostaram” na gente. Daí, praticamente até a chegada, fomos disputando o 1º lugar com a ARS SÃO FRANCISCO.

Acabamos perdendo essa disputa final (mérito da ARS!) e terminamos a prova em 2º lugar na nossa categoria (a 2 minutos do 1º colocado) e em 7º geral na competição (categorias solo, dupla masculina e dupla mista), mas com aquela gradável sensação de "dever cumprido"! Demos o nosso máximo!




Fotos: arquivo pessoal e webventure.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gustavo, ainda me lembro quando te conheci e confesso que sinto por não termos dado continuidade ao nosso projeto em 2002. Espero que continue firme e forte, com a vida renovada após o acidente, e estarei sempre torcendo por você, e agora a Carlo tb.
Sucesso a Yaks.
Sou um torcedor aqui...
Abs,
Pablo.
www.wrr1.com

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin