sábado, 12 de dezembro de 2009

RESULTADO Ecomotion Pro 2009

Adventuremag - Hotsite - Ecomotion Pro 2009

1 - QuasarLontra
2 - Adventure Camp / Repelex
3 - Team Oskalunga Internacional
4 - Trotamundo BMG
5 - Medilast Sport - Transportes Tamarugal
6 - Timberland Selva Kailash
7 - Competition Aroeira
8 - Cosa Nostra Salomon
9 - Trek / M&G Uruguay
10 - Papaventuras-Orientista.com/Família Extrema
11 - Xingu / Liofoods / Arco e Flecha
12 - Lagartixa
13 - Ultrasport Artigos Esportivos / MQ
14 - Yaks / Absoluta / Quimera
15 - Lobo Guará

Corte 2 (PC22)
16 - Team Cristagua Tierra Viva
17 - Millennium Daventura Makaíra
18 - Carbono Zero
19 - Brou Fitness / Leões de Judá

Corte Extra (PC16)
20 - Klimax Forever Living / On the Rocks
21 - Canela de Ema
22 - Mente Insana / Bebedouros Líder
23 - Sempre Viva

Corte 1 (PC11)
24 - Unimed Rio Terra de Gigantes / Tribus
25 - Insanos Extreme Millennium

Fonte: Adventuremag/Hotsite

Relato da equipe Selva no Ecomotion Pro 2009: isso é que é saber o significado da palavra EQUIPE!

Relato da equipe Timberland Selva Kailash no Ecomotion Pro 2009 - Adventuremag
por Carlos Eduardo Fonseca (Caco)

Mais uma prova , mais uma missão, pouca perspectiva, pouca organização previa.. isso foi o resumo do Ecomotion Pró 2009 para Equipe Selva. Mas tem um porém, uma vez a missão foi dada para SELVA a missão será cumprida custe o que custar.

A equipe era formada por mim (Caco), João, Marcelinho e primeiramente Rose. Primeiramente pois a Rose sofreu um acidente 2 semanas antes da prova. Ela deslocou o ombro e foi impossibilitada de fazer a prova (problema 1). Com isso, recorremos as outras meninas da equipe e por nossa infelicidade a Sabrina já havia acertado com a equipe do Amaury e então colocamos um reforço argentino na equipe, a Soledad. Equipe formada vamos atrás de dinheiro. O Marcinho deixou sua bike para ser vendida e utilizar o dinheiro na prova.

Problema 2 - nossos dois apoios tiveram problemas profissionais e não puderam ir... fomos atrás de alguém e logo o Netinho se propôs a fazer e uma amiga do Marcelinho também. Tudo certo, passagens de ônibus comprada, carro de apoio montado bem enxuto, pois era uma Fiat Strada e tínhamos que levar tudo lá. O carro de apoio saiu quinta de madrugada com Marcelinho e sua amiga e na quinta mesmo, por volta de 13:00, o Marcelinho me liga dizendo que sua amiga desistiu de fazer o apoio e largou ele em Três Corações com todos equipos mais as bikes e voltou para São Paulo com o carro que era dela (problemão 3). Tive que tomar uma decisão rápida...e vendi minha passagem. A Ursula me ajudou a deixar meu carro em condições para viajar e saí as 4 da madrugada de sexta-feira para resgatar o Marcelinho mais os equipamentos e seguir viagem para Diamantina.

Problema 4 – Ainda antes de viajar na quinta à noite estava conferindo o material e percebi que faltavam 2 polias e liguei para muitos amigos e graças a Deus o Alê Boccia (Goiabada) tinha esse equipamento e foi me encontrar as 4:30 da manhã na marginal Tiete com as polias... obrigado Alê, isso não tem preço...ou poderíamos por o preço nas polias, pois perdi.....brincadeira......

Viagem longa, 11hs depois chegamos em Diamantina... ô região linda... pudemos observar o que seria a prova.... O João e a Sole já haviam chegado e estavam na casa que alugamos... isso vale destacar, era um bairro afastado da cidade, mais humilde, mas as pessoas super bacanas. Fizemos muitas amizades e até eu e o Marcelinho organizamos um passeio ciclístico com as criança da comunidade pelo bairro. Não tinha restaurante, mas o Luiz, dono da casa que alugamos, era chefe de cozinha ... foi lindo... arroz, feijão, galinha caipira, farinha... isso que é suplemento pré prova...comida boa!!!..

Organizamos tudo fizemos checagem, fomos para a abertura da prova e finalmente domingo de manhã vamos para largada que ficavam 250 km de Diamantina... opa!!!!... como vamos (problema 5)? A Strada não cabia 2 apoios mais 4 da equipe... um detalhe que esqueci: o 2º apoio foi cedido pelo Rafa da GoOutside lá em Diamantina... o Bruno é uma ótima pessoa. Foi sua 1ª vez como apoio, caiu de pára-quedas na equipe e vestiu a camisa e fez uma excelente assistência... obrigado Brunão!!!!

Voltando, lá estava a Selva pedindo carona no comboio e por sorte tinha algumas vagas na van da imprensa.

A prova... como foi duro chegar na largada ... confesso que pensei em desistir, mas eu encaro isso com um teste para ver se somos fortes mesmo para cumprir a missão. Agora, depois de tantos imprevistos antes da prova, acabou né!!!! Vamos fazer o que sabemos e treinamos para isso e o principal, apreciar as paisagens que viriam no percurso.

A largada como sempre foi forte e logo na 1ª hora a Sole torceu o tornozelo... ficou um pouco no chão, mas logo levantou e prosseguiu. Fizemos um trekking bom, constante, mas conseguimos assumir a 4ª posição após a canoagem de 60km. Saímos para um trekking de 60 km com muito calor, mas com uma paisagem incrível e finalizamos na 3ª posição colados com os 2º colocados após um corte sem trilha por cima de uma montanha e descemos por um penhasco... Nesse momento pedi para equipe acelerar, pois estava no final da tarde e descer o penhasco à noite não seria um boa idéia e acabou que deu certo e tiramos 30 min da equipe da frente.

Saímos para uma bike e tivemos um contra tempo de 1h com problemas mecânicos na bike da Sole e o João e Marcelinho conseguiram sanar o problemas para prosseguirmos na competição. Chegamos no próximo PC em 2º. A equipe na frente deve ter parado para descansar, pois era a 2ª noite de competição. Optamos pelo caminho mais longo e com menos dificuldade e ainda paramos para dormir 30 minutos e quando chegamos na bifurcação do caminho mais curto encontramos com a equipe do Camp. Ficamos na dúvida em qual seria o melhor caminho, pois eles pararam também para descansar.

Terminamos a Bike de mais ou menos 60 km com bastante subida (na verdade não lembro das descidas parece que só subiu!!!!!). Saímos para um trekking curto, porém com navegação... a Lontra entrou à noite, sofreu para sair e perdeu um tempo nesse trecho. Entramos entramos cedo e passamos fácil, mas o sol estava castigando. Terminamos o trekking e partimos para uma bike de 55 km com uma parte de singletrack maravilhosa para quem gosta... 3 km antes do single a Sole sofreu uma queda espetacular (problema 6), mas se fosse na ginástica artística ganharia 10,0 pelo mortal duplo carpado e com um detalhe: com a bike. Logo pensei: acabou a prova, chama o resgate, mas a Argentina foi casca grossa. Fiz os curativos, ela levantou e falou alguma coisa que não entendi... já que não sabia o que ela estava falando, concordei... si, si, si... vamos para frente...

Daí para frente começou a saga Selva. Ela ficou com medo dos downhills, totalmente compreensível depois daquela performance artística.... Terminamos a bike e fomos ultrapassado pela equipe de Paul Romero no final e partimos para um trekking longo e com muito mais subida... essa foi a parte triste da prova... tínhamos muito sono, paramos para dormir 5 minutos e ficamos 2:30h... erro imperdoável, mas eu acho que tinha um propósito: chegamos no cume da montanha de 2000 metros de altitude ao nascer do sol... isso vamos guardar em nossas memórias. No final da escalada a Sole já apresentava muito cansaço e muitas dores na lombar e o pé bem avariado... dormimos mais 4h00 no topo - obrigatórias - e partimos para segunda parte do trekking ...ajudando a Sole.

Terminamos o trekkinng, mas a Sole já estava em uma situação ruim e teríamos uma bike de 50 km dura... nessa bike fizemos um ótimo trabalho em equipe, pois praticamente arrastamos a Sole, destacando a força de Marcelinho e a disposição de João em colocar a equipe para frente.

Chegamos no PC 19 às 5 da manhã de quinta-feira e a Sole estava debilitada. Ficamos muito tempo na transição, sendo ultrapassados pela equipe dos Espanhóis e a TrotaMundo (gostaria de parabenizar a equipe pela excelente prova e agradecer seu apoio, o Flavinho, que tanto ajudou a Selva nas transições e o Darcio, que se mostrou super prestativo nas nossas transições... somos eternamente gratos... isso já valeu a prova).

Saimos então para um trekking curto de 1 km para fazer o rapel e em sua base tínhamos que dormir mais 2 horas obrigatórias, completando assim as 8 horas de sono estabelecida pela organização . Descansamos e voltamos para o mesmo PC 19 que agora era o PC 21, transição para a bike. Depois de mais um tempo na transição, saímos de bike com a Sole avariada em um trecho técnico com subidas que precisava carregar a bike... fizemos um força mútua e completamos o trecho e partimos para uma canoagem de 30 km no rio Jequitinhonha com algumas corredeiras tranqüilas, pois o volume da água estava baixo.

Deus olhou lá de cima. e falou "caramba essa equipe é carne de pescoço mesmo, estão levando a menina já a quase 200 km...vou testar eles mais um pouco!". O todo poderoso aqueceu mais um pouco o sol e BUMMMM!!! o duck (barco infernal) explodiu!!!! Só faltavam 25 km mesmo, Deus, eu adoro remar duck furado mesmo!!!! Nossa sorte foi que encontramos um Anjo da organização em uma das portagem e ele foi buscar outro duck de moto para continuarmos descendo o rio.

Terminamos e o Netinho esperava a gente na saída do rio com uma carrinhola de construção para levarmos a Sole até a transição. Fizemos a transição e partimos para um trekking de 19 km carregando a Sole em uma rede improvisada pelo Netinho para carregar feridos de guerra... subimos o caminho real e logo chegamos na ultima transição para pegar a bike e partir para os últimos 15 km de muita subida até a chegada....

Finalizamos a prova em 4 dias e 8 horas com 11hs de sono na 6ª posição e o mais importante, com 2 aprendizados inesquecíveis: 1) a equipe tem um força incrível se trabalhar junta; 2) Problemas vão sempre aparecer nas nossas vidas, como você encara isso que é o grande segredo.

Essa prova foi especial no sentido de conhecer a Soledad, uma atleta muito forte por suportar a situação que chegou sem desistir, sem chorar, sem reclamar e nós sem entender o que ela falava!!!! Será que ela pediu para parar e agente não entendeu!!!! Bricandeiras a parte, ela está de PARABÉNS! muito guerreira. A outra parte importante são os amigos, alunos e familiares, que torceram muito mandando recados telefonemas ..isso é a nossa motivação maior nessas competição.

Agradecemos
- Timberland pela inscrição da prova;
- Kailash pelos equipamentos fornecidos para competimos;
- Probiótica pela toda suplementação da equipe;
- Ciclocaravelle e Djalma que apoio nas revisões das bikes antes e durante a prova;
- Ao restante da equipe Selva, principalmente a Ursula e o Alã, que foram os principais motivadores, apoiadores e incentivadores para a equipe alinhar para a largada;
- Ao apoio das equipes: Trotamundo, Life Guard, Lontra...pela força nas transições;
- Ao Alê Boccia pelo doação das polias (que perdi) e de ter levado de madrugada na sexta na marginal;

Obrigado à todos

INFANTARIA!!!SELVA!!!!

Caco Fonseca
Timberland Selva Kailash



Fonte: Adventuremag

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ECOMOTION!

Foram 5 dias em um percurso com bastante desnível, muito sol e paisagens incríveis!

Foi o nosso 1º Ecomotion e também 1ª prova longa. Fizemos o percurso completo, sem cortes e terminamos na 14ª posição. Bom d+!


*** FOTOS: divulgação ECOMOTION (1ª e última) e ALEXANDRE CAPPI (demais).

Agradecimento especial às seguintes empresas que acreditam no esporte:






domingo, 22 de novembro de 2009

LARGADA ECOMOTION - ESTÁTUA DO JUQUINHA, SERRA DO CIPÓ

Hoje, às 15:07, na Estátua do Juquinha (Parque Nacional da Serra do Cipó), foi dada a largada do ECOMOTION PRO 2009! O dia estava lindo e os atletas a mil, ansiosos para iniciar os 470km de corrida.

Confira alguns momentos da equipe YAKS ABSOLUTA QUIMERA antes da largada:








Postado por Isabela Tibo, às 20:13.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Amanhã partimos para Diamantina, cidade sede do ECOMOTION PRO 2009!

São tantos os preparativos que nem largamos e já estamos cansados!

Como já mencionamos em posts anteriores, a corrida terá inicío no domingo à tarde e serão 470km de muita orientação, bike, trekking e remo, além de uma travessia sobre um rio e um rapel pelo caminho.

A nossa equipe é formada por integrantes de três equipes diferentes, mas todas de Minas Gerais: Caixeta e Carol da YAKS, Humberto da ABSOLUTA e Carlinhos da QUIMERA e, por isso, nesta prova correremos com o nome YAKS ABSOLUTA QUIMERA.

Conheça um pouco sobre os integrantes da nossa equipe no Ecomotion Pro:

Caixeta
32 anos, graduado em Administração de empresas com habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Unicentro Newton Paiva, em Belo Horizonte/MG. Praticante de várias modalidades esportivas como: natação, ciclismo, mountain bike, trekking, triathlon, atletismo, remo e técnicas verticais, tendo obtido vários resultados de expressão. Atleta de corridas de aventura desde 2002, com participação nas provas mais importantes do calendário mineiro e nacional (EMA, EXPEDIÇÃO CHAUÁS, ECOMOTION, ECOGERAIS, AMETUR, CIRCUITO ESTRADA REAL, ECORACE, ECOMAN). Participação no programa “Aventura no Cipó”, evento realizado pela Rede Globo Minas e veiculado durante seis semanas no Globo Esporte que alcançou o máximo de pontos no Ibope do horário e também veiculado no ESPORTE ESPETACULAR, conseguindo o troféu de campeão (por equipe). É o navegador e capitão da equipe.

Humberto
33 anos. Empresário, possui uma academia no Município de Itaúna/MG. Praticante de esportes desde a infância, já foi competidor de bici-cross e moto-cross. Campeão mineiro de cross country de moto e de bici-cross. É praticante de Corridas de Aventura desde 2004. Capitão da Equipe Absoluta. Também é navegador.
Carlinhos
34 anos, Nutricionista e Profissional de Educação Física. Especialista em Fisiologia do Exercício / Obesidade e Emagrecimento. Fundador da Associação Mineira de Corrida de Aventura
Capitão da Equipe Quimera. Experiência em mais de 30 provas de aventuras completadas.
Organizador de expedições, travessias e esportes outdoor da Cia Athletica - BH. Também é navegador.

Carol
31 anos, graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (FD/UFMG). Advogada. Atleta de corridas de rua desde 1999. Foi "apresentada" para o mountain bike em meados de 2004, quando também fez sua primeira corrida de aventura. A partir daí, apaixonada pelos desafios que a corrida de aventura proporciona, dedicou-se com garra ao mountain bike procurando vencer seus medos e falta de técnica para poder, enfim, mergulhar no mundo das competições de aventura. Desde o final de 2005 participa das principais provas de aventura de Minas e do país.
Aproveitamos para agradecer o apoio da MOVIDA RENT A CAR e da bike shop TRIPP AVENTURA!

Acompanhe esta aventura no site www.ecomotion.com.br!

Veja notícia sobre o Ecomotion no site ADVENTUREMAG..

Para visualizar esta notícia de forma ampliada, clique nas imagens.





quarta-feira, 18 de novembro de 2009

NÃO SE ESQUEÇA: COBERTURA ON LINE DO ECOMOTION!!!

Onde? No site www.ecomotion.com.br!

Acompanhe! Deixe recados!

ECOMOTION no Jornal ESTADO DE MINAS

Jornal Estado de Minas, dia 13 de novembro de 2009

A EQUIPE YAKS recebe o APOIO das seguintes empresas que acreditam no esporte:






terça-feira, 17 de novembro de 2009

CONTAGEM REGRESSIVA! Faltam 05 dias para o Ecomotion!

Faltam 05 dias para a largada do Ecomotion Pro! A corrida vai ter início no próximo domingo! Serão 470km de muito mountain biking, trekking e remo!!! Acompanhe!

**Crédito da foto: Theo Ribeiro / http://www.theoribeiro.com/ (retirada de http://www.webventure.com/)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

TRANSMISSÃO ON LINE do ECOMOTION PRO!

Durante toda competição a Organização acompanha a trajetória dos atletas e transmite on line todo o evento!

Acompanhe através do site http://www.ecomotion.com.br/!!!

Você pode, inclusive, participar enviando mensagens para os competidores!

Saiba um pouco sobre o Ecomotion...



Para visualizar o conteúdo desta postagem diretamente da página do Ecomotion, clique aqui!

**Crédito da foto: Foto: David dos Santos Jr./ http://www.webventure.com.br/

Veja como foi o Ecomotion 2008:

Assista ao vídeo diretamente do youtube clicando aqui!

----------------------------------------------------------------------------------
A EQUIPE YAKS recebe o APOIO das seguintes empresas que acreditam no esporte:






domingo, 15 de novembro de 2009

Cronograma do ECOMOTION:


Para visualizar o cronograma diretamente da página do ECOMOTION, acesse: http://www.ecomotion.com.br/ecomotionpro2009/

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Próxima competição da EQUIPE YAKS: ECOMOTION PRO 2009!

Segue Informativo nº 1 divulgado pela organização do Ecomotion com dados sobre esta nossa próxima aventura...


Informativo nº 1

O Ecomotion 2009 acontecerá no estado de Minas Gerais, tendo como cidade sede Diamantina. A região é repleta de riquezas históricas datadas da época do Império, muitos diamantes foram garimpados e promoveram o crescimento das
cidades que hoje integram o Circuito da Estrada Real. E é lá, nas montanhas e vales da Serra do Espinhaço que os atletas terão a oportunidade de desbravar as belezas naturais deste local.

A Serra do Espinhaço é conhecida como a única cordilheira do Brasil, pois é uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales. É responsável pela divisão entre as redes de drenagem do Rio São Francisco e os rios que correm diretamente para o oceano Atlântico, como o Jequitinhonha. É também considerada Reserva Mundial da Biosfera, por ser uma das regiões mais ricas do planeta, graças a sua grande diversidade biológica. Mais da metade das espécies de animais e plantas ameaçados de extinção em Minas Gerais estão nas Cadeias do Espinhaço. Especialmente na Serra do Cipó, onde se encontra o maior número de espécies endêmicas da flora brasileira.

Dados técnicos da corrida:

A edição deste ano terá 470 km de percurso, que deverão ser vencidos através das seguintes modalidades:

- Trekking: modalidade básica de qualquer corrida de aventura, o trekking na edição da Serra do Espinhaço terá 169 km e está dividido em seis trechos. Um bem longo, de 60 km, que exigirá uma parada obrigatória para descanso. A região é montanhosa e por isso o desgaste físico é grande. Muitas rochas expostas, pouca vegetação, arbustos pequenos; além do sol forte no alto das serras. Assim, o trekking exigirá das equipes bastante planejamento e boas estratégias. Serão lugares inóspitos e inusitados. Estão preparados?

- Mountain biking: o mountain biking terá um total de 211 km, distribuídos em 6 pernas, sendo que 3 serão bem curtas, com 14, 15 e 17 km. Já as mais longas terão 48, 55 e 62 km. Apesar de não serem trechos muito longos em termos espaciais, a velocidade média de deslocamento é baixa, já que a região promete um legítimo mountain biking, com muitas estradas de terra, trilhas, single tracks e, lógico, ladeiras em todos os sentidos, para cima e para baixo! Haja perna para pedalar tanto ou, quem sabe, empurrar morro acima.

- Canoagem: dois rios sensacionais! Este ano, o Ecomotion escolheu dois trechos de canoagem que serão desafiadores. O primeiro, mais longo, de 60 km, será percorrido praticamente 100% à noite. Talvez as equipes menos rápidas saiam do rio de dia. É um rio com poucas corredeiras, simples, mas como já diz o ditado “à noite, todos os gatos são pardos”. Já o segundo rio terá 30 km de obstáculos de alto nível para serem vencidos. Final de prova, momento em que os atletas já estão cansados, vai requerer muito esforço para aqueles que querem terminar o Ecomotion Pro 2009 sem corte! Em ambos os casos, serão usados ducks (caiaques infláveis).

- Técnicas Verticais: este ano serão duas seções de técnicas verticais. A primeira será uma travessia horizontal, cruzando um rio de quase 50 metros de largura. Recomenda-se aos atletas que cada um tenha uma polia simples para agilizar a travessia. A segunda seção será um rapel de aproximadamente 70 metros, positivo e negativo. Não haverá a seção de ascensão, portanto não será exigido o jumar, informado na lista de equipamentos.

- Orientação: essencial para qualquer equipe percorrer a prova. Serão dois mapas, ambos na escala de 1:100.000 atualizados com imagens de satélites e trabalho de campo feito pelo Geógrafo Carlos Lucas, mapeador do Ecomotion Pro desde 2004. Muitas, mas muitas curvas de nível, muito próximas umas das outras. Quer dizer, muitas serras e vales! Em diversos momentos, os atletas poderão escolher quais caminhos querem seguir entre um PC e outro. A região possui uma extensa gama de opções em virtude de todo o histórico do garimpo em busca de diamantes.

A prova terá 26 PCs, sendo que serão 15 áreas de transição, 13 com o suporte da equipe de apoio. Os locais são todos acessíveis para veículos pequenos. Não é necessário veículo 4x4. Os apoios deverão percorrer no máximo 950 km de distância, com cerca de 350 km de rodovias asfaltadas e os demais trechos de estradas vicinais de terra.

Os atletas serão recepcionados em Diamantina a partir de 19/11, na casa de shows Planetarium, onde também serão realizadas as checagens de equipamento, cerimônias de abertura e encerramento. A largada desta disputa acontece no dia 22/11.

A contagem regressiva para o Ecomotion 2009 já começou. Nos vemos em Diamantina!

Bons treinos,
Equipe Ecomotion

Mais informações em http://www.ecomotion.com.br/


----------------------------------------------------------------------------------
A EQUIPE YAKS recebe o APOIO das seguintes empresas que acreditam no esporte:








quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lance Armstrong: uma história de lutas e vitórias. Assista ao vídeo!

Este vídeo da DISCOVERY CHANNEL, do ano de 2005, é o relato da incrível transformação pessoal e profissional a que Lance Armstong se submeteu nos últimos anos, desde a sua vitória contra o cancro, até ao seu sexto título no Tour de France em 2004*. As suas capacidades atléticas, a sua dedicação por atingir a perfeição na sua modalidade e a sua paixão pela tecnologia, constituem os pontos fulcrais de uma fantástica carreira desportiva que nos é agora apresentada em exclusivo.

*Detalhe que Lance também foi campeão do Tour de France de 2005!

Clique no link abaixo e assista:

Lance Armstrong: Resistência e Tecnologia


(Fonte do vídeo: MSN vídeo Discovery Channel)

Saiba um pouco sobre a biografia de Lance:

Lance Armstrong é um ciclista norte-americano conhecido por ter vencido o Tour de France sete vezes consecutivas (1999-2005), logo após ter-se estabelecido de um câncer.

Lance nasceu em 18 de Setembro de 1971, em Plano, no Estado do Texas e iniciou cedo a sua carreira esportista, sempre com o apoio e incentivo da sua mãe Linda Mooneyham.

O primeiro esporte praticado por Lance foi a natação, que o ajudou a moldar o seu carácter de lutador. Levantava-se às 4h45 todos os dias para ir treinar na piscina. Mais tarde, descobriu o triatlo e venceu o concurso "Iron kids Triathlon". Este foi o início de uma vida cheia de vitórias, mas também de grandes feridas.

Chris Carmichael descobriu que com a sua ajuda e o talento de Lance para o ciclismo, ele facilmente se tornaria profissional, o que se confirmou. A sua vida deu uma volta de 180º quando, aos 21 anos, sendo um dos mais novos a competir, venceu o Campeonato do Mundo de Ciclismo em estrada.

Armstrong iniciou a sua carreira como profissional pela Motorola em 1992, na clássica San Sebastián, quando terminou em último lugar, prova que venceu em 1995.

A vitória no Campeonato do Mundo de Oslo mostrou um ciclista completo e disposto a tudo. Um ano depois, em Verdun, venceu a sua primeira etapa do Tour de France. Em 1995 repetiu o triunfo da etapa, em França, e conseguiu a sua primeira vitória numa grande etapa no Tour, triunfo a que somou a Flecha Valona de 1996.

Durante algumas semanas, Lance tinha vindo a observar uma grande inflamação na virilha, e habituado a ignorar a dor não lhe deu importância, até que começou a vomitar sangue, a ter perdas de visão e enxaquecas.

O diagnóstico estava feito: um câncer (cancro) no testículo. Além disso os médicos descobriram-lhe, também, dois tumores, do tamanho de bolas de golfe, num pulmão e no cérebro.

Mas para uma pessoa que tinha passado toda a vida em cima de uma bicicleta, render-se à doença não era a opção a tomar. Numa entrevista Lance referiu: "Enganaste-te na pessoa ao escolheres um corpo para viver, cometeste um erro porque escolheste o meu". Lance estava disposto a lutar contra o seu câncer.

A equipa francesa Cofidis rescindiu o contrato com Lance, tendo este que vender o seu Porsche e teve quase de fazer o mesmo com a sua casa. Estava a passar por maus momentos, mas teve forças para seguir em frente.

Aos 25 anos, numa conferência de imprensa, Lance declarou que sofria da grave doença. Um ano mais tarde, embora os médicos lhe dissessem que a probabilidade de viver fosse apenas de 40%, Lance não desistiu, e anunciou que iria regressar.

A janeiro de 1997, um mês depois de ter acabado a quimioterapia, Lance conheceu Kristin Richard, que foi sua esposa durante cinco anos. Com ela teve três filhos, o mais velho Luke, e as gêmeas Grace ("Gee") e Isabelle ("Izzi"), sendo que as gêmeas foram fecundados através de sémen congelado de Lance. Após o divórcio, o ciclista iniciou uma relação com a cantora Sheryl Crow.

Lance fundou a "Fundação Lance Amstrong" para a luta contra o câncer, e relatou, em vários livros, a sua própria história, para demonstrar que se pode superar tudo desde que se tenha energia para tal. O seu primeiro livro "It’s not about the bike", vendeu milhares de exemplares, êxito que foi repetido com a sua biografia "Vontade de Vencer – A Minha Corrida contra o câncer.

Em 1998 a equipa U. S. Postal Service fechou um contrato com Lance, que voltava assim a pedalar. A sua primeira corrida foi a Rota do Sol, em Espanha, ficando Lance em 14º lugar.

Duas semanas depois participou na etapa Paris - Nice. Sem grandes resultados. A temporada não foi de todo suficiente, chegando Lance a pensar numa possível renúncia.

Em vez de fazer isso decidiu concorrer numa das provas mais importantes de todo o mundo. Em 1999 venceu o Tour de France, sagrando-se campeão na classificação geral individual. A este triunfo somaram-se mais seis vitórias no Tour, recorde absoluto. Após sua última vitória, em 2005, Lance anunciou a sua retirada.

No dia 5 de Novembro de 2006, Lance Armstrong participou da Maratona de Nova York, completando o percurso em 2h59min36s, tempo que ficou dentro da meta de 3 horas que ele mesmo havia estabelecido. Na preparação, contou com a ajuda de sua ex-esposa Kristin Richards e seu eterno treinador, Chris Carmichael. Para justificar a inesperada participação na prova, que serviu também para levantar fundos à sua instituição contra o câncer, Lance disse: "Serei sempre um corredor".

(Fonte do texto: wikipedia)

** Para ver texto na wikipedia, pagina em inglês, clique aqui.
** Para ver reportagem sobre o Lance na Veja, clique aqui.
** Fundação Lance Armstrong, aqui.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin