terça-feira, 29 de setembro de 2009

MTB 5 HORAS: desafio de muita persistência, resistência e força!

(Por Carol T.)

Diferente da edição do ano passado, que teve como categorias mais competitivas a TRIO MASCULINO SUB 105 (33 equipes na disputa) e a TRIO MISTO (23 equipes); a categoria que "bombou" este ano foi a solo masculina.

Para se ter uma idéia, na edição do MTB 5 HORAS de 2008 foram:

  • 39 atletas na categoria solo masculina,

  • 05 atletas na categoria solo feminina,

  • 33 equipes no TRIO masculino I (SUB 105),

  • 13 equipes no TRIO masculino II (OVER 105),

  • 23 equipes na categoria TRIO MISTO.

Este ano, a altíssima competitividade do MTB 5 HORAS ficou com certeza CONCENTRADA na categoria SOLO MASCULINA, que contou com 53 atletas. Veja os números:
  • 53 atletas na categoria solo masculina,

  • 01 atleta na categoria solo feminina,

  • 18 equipes no TRIO masculino SUB 105

  • 05 equipes no TRIO masculino OVER 105

  • 06 equipes na categoria TRIO MISTO

No ano passado, a nossa equipe competiu na categoria TRIO MISTO e foi uma experiência bem bacana! A cumplicidade e empolgação de uma prova em equipe é algo fantástico! Se quiser saber como foi essa competição, clique aqui.

Este ano, eu, Carol, participei desta competição nos "bastidores". Fui apoio do atleta Caixeta, que encarou SOLO este desafio!

Tenho que confessar que a vontade de estar ali pedalando esteve presente durante toda a competição e acho que as minhas pernas ficaram mais cansadas de ficar em pé, ansiosa, esperando ele passar, do que se estivesse também competindo. Mas, ao mesmo tempo, vi o tanto que deve ser duro participar solo em uma prova como esta! Deve ser um looongo constante sofrimento! (rs)

Este é o tipo de competição em que a especificidade, com certeza, deve fazer grande diferença. Os atletas com mais experiência em provas longas de mountain bike tem uma grande vantagem: sabem dosar o uso da força das pernas para mantê-las fortes até o final! Algo que só se aprende na prática, fazendo!

Nesta edição do MTB 5 HORAS, foram duas largadas separadas. Em 1º lugar largaram as categorias SOLO masculina e feminina e posteriomente todas as categorias TRIO (revezamento). Os atletas solo largaram bem forte. E, se a memória não me falha, durante aproximadamente 2hs de prova, a liderança da prova solo masculina ficou com o atleta Maranhão, seguido em uma diferença de uns 2 min por um pelotão de aproximadamente 5/6 atletas, dentre eles o Caixeta. Na segunda metade da prova, o pelotão se desfez e aí foi cada atleta no seu ritmo tentando continuar fazendo o máximo de força possível. Nesta segunda metade da prova, o atleta Felipe Miranda manteve o ritmo e não só alcançou como ultrapassou o atleta Maranhão e garantiu a vitória na categoria.

O atleta CAIXETA (YAKS/TRIPP AVENTURA) andou com o primeiro pelotão durante toda primeira metade da prova (entre as 4º/5º posições), permaneceu entre os 10 primeiros a maior parte da corrida e terminou a competição em 12º lugar, dentre os 53 competidores. Nada mal para quem está estreando neste tipo de prova!

Finalizamos esta notícia agradecendo e parabenizando a bike shop TRIPP AVENTURA que esteve presente em peso nesta competição, apoiando um grande número de atletas e disputando nas mais variadas categorias!

Veja o resultado completo aqui!


**Crédito das fotos: Tripp Aventura e Hora do Blush.

***Veja aqui como foi o MTB 5 HORAS em 2008!

----------------------------------------------------------------------------------
A EQUIPE YAKS recebe o APOIO das seguintes empresas que acreditam no esporte:




Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin