segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Pedalada-manifesto: dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro!


O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.

Confira a programação e participe!
**Programação:
18h – Concentração de Ciclistas na Praça da Liberdade.
19h – Início da pedalada;
OBS: São esperados centenas nesse dia. Por isso, pediríamos ajuda a todos para que o passeio aconteça tranquilamente.

**Regras de Circulação:
Como ciclistas, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, temos direitos e deveres. O principal dever é respeitar os pedestres e outros veículos, para que possamos nos integrar plenamente ao trânsito. Portanto:
• Respeite os semáforos. Em várias ocasiões, o grupo se dividirá, porque é difícil todos passarem em um mesmo tempo aberto do semáforo. Não se preocupe: o grupo irá esperá-lo;
• Durante todo o trajeto, trafegue na faixa da direita, ocupando-a, e somente ela se possível;
• Não trafegue pela calçada, mesmo aqueles que têm o instinto "urban" mais aguçado e queiram fazer suas manobras. Deixe as manobras para outro dia;
• Respeite o silêncio da cidade. A bicicleta é um meio de transporte silencioso, e isso inclui quem a guia. Essa regra é especialmente importante nesse passeio, pois passaremos por duas áreas hospitalares;
• Quando for necessária a troca de faixas (exemplo: saída da Via Expressa e entrada na Contorno no Barro Preto), respeite a sinalização e a velocidade do trecho, sem afobação. Seremos um grupo grande e visível, mas mesmo assim estaremos invadindo uma parte da pista que não é nossa por direito. Por isso, respeite os outros veículos e não se arrisque;
• Use farol e, principalmente backlight. Quem ainda não tiver, busque adquiri-los. São recomendados também adesivos reflexivos e o uso de roupas claras. Leve suas ferramentas, remendos e câmara de ar.
OBS: É imprescindível o uso de equipamento de proteção individual: capacete, luvas e óculos. Capacete salva vidas -pergunte aos ciclistas mais experientes quantos eles já quebraram.

Solidariedade: Haverá ciclistas de todos os níveis presentes no passeio. Caso ocorram problemas mecânicos que você não consiga resolver, peça ajuda a ciclistas mais experientes. Sempre haverá um por perto.

Lembretes: Leve suas ferramentas (chave allen, remendos, camara de ar). Nunca se sabe quando pode haver um imprevisto.

Panfletagem: Alguns serão convocados para entregar flyers aos motoristas de carros. Se você for panfletar, mantenha seu "estoque" em lugar seguro. Use uma pochete, evitando que eles caiam e se espalhem pelo chão (evitando assim o desperdício e a poluição). Se mesmo assim seus flyers caírem, pare e pegue. Separe os mais sujos mas não os inutilize, provavelmente eles farão falta no final.


**Percurso da pedalada:
Veja o nosso itinerário:
• Descer João Pinheiro e Afonso Pena até a Praça Sete;
• Descer Amazonas e Tupinambás, atravessando a Andradas;
• Entrar à esquerda na Andradas, entrando na Praça da Estação;
• Circular na Praça da Estação por cinco minutos e seguir a Contorno;
• Seguir a Contorno no sentido anti-horário, até chegar novamente à Praça da Estação.
* O percurso será de aproximadamente 15 km.

Visite o hotsite do grupo MTB/BH, organizador deste evento, para maiores informações: http://mountainbikebh.com.br/22setembro/.

Fotos: Martuse Fornacia e Gustavo Gonçalves. (http://www.flickr.com/photos/mountainbikebh/sets/72157614833626592/)



Um comentário:

Elaine Tibo disse...

Carol, Parabéns pelo blog e por hoje. FeLicidades. Bjs. Tia Elaine

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin