sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Saiba um pouco sobre o município de Piranga/MG, "palco" da corrida que acontece amanhã...







Localizada na região geográfica sudeste de Minas Gerais, o município de Piranga faz parte da conhecida Zona da Mata Mineira. A sua área é de 675Km2 constituída por dois distritos: Santo Antônio do Pirapetinga (distrito onde se encontra igrejas do séc. XVII) e Pinheiros Altos. Tem uma população de aproximadamente 17.000 habitantes (IBGE 2007). Seu clima do tipo Tropical tem suas temperaturas suavizadas, temperatura máxima de 33ºc e mínima de 8ºc. As chuvas ocorrem no período de outubro a março. Situa-se a 500m acima do nível do mar, algumas regiões atingem 900m. O município é banhado pelo rio Piranga e seus afluentes. E o bioma predominante é mata atlântica. (Fonte: http://www.piranga.com.br/dados_basicos/index.htm).

Piranga é um município que faz parte do Circuito do Ouro e assim como as demais cidades históricas de Minas Gerais oferece cenários maravilhosos para quem gosta de aliar cultura e esportes de aventura, ou simplesmente contemplar a exuberância da natureza.

*** O que é o Circuito do Ouro? "O Circuito do Ouro é um programa turístico desenvolvido e apoiado pela Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais, que se propõe a promover o turismo, difundir a cultura, preservar o ambiente natural e gerar empregos e renda para os municípios mineiros. Compõem este percurso os municípios de Barão de Cocais, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Catas Altas, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Piranga, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia e São Gonçalo do Rio Abaixo." (Fonte: http://www.piranga.com.br/ciclo/index.htm)

Histórico:
Piranga significa "barro vermelho" e designa também uma planta da família das Begoniáceas, da qual os indígenas da região extraiam tinta vermelha para pintar o corpo. Guarapiranga, que significa "pássaro vermelho", era a denominação anterior de origem indígena. O bandeirante João de Siqueira Afonso, chefiando um grupo de paulistas, internou-se pela Capitania de Minas Gerais, vindo estabelecer na região banhada pelo rio Guarapiranga, sua base de operações, em busca de minerais preciosos. No final do de século XVII, achava-se em formação o povoado que hoje constitui o Município de Piranga.


Localização:

Crédito das fotos: http://picasaweb.google.com.br/piranga/PirangaFotosDaCidade.

Site da Prefeitura Municipal de Piranga: http://www.piranga.mg.gov.br/.

----------------------------------------------------------------------------------
QUER SABER O QUE ESTAMOS FAZENDO???
Acompanhe a EQUIPE YAKS no twitter:
http://twitter.com/equipeyaks!
Se ainda não tem um twitter, crie o seu perfil
aqui.


----------------------------------------------------------------------------------
A EQUIPE YAKS recebe o APOIO das seguintes empresas que acreditam no esporte:




Está nos apoiando nesta competição:

"Itália Kono: aqui começa a sua aventura!"

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin