sábado, 23 de abril de 2011

BH cicloviável? (Por Humberto Guerra)

"No último dia 12/04 foi feita uma reunião da BHTrans com os lojistas e moradores da região da avenida Professor Morais para apresentar o projeto de implantação de uma ciclovia que vai passar por toda essa via, continuar pela Bernardo Monteiro, depois pega a Carandaí à direita, depois a Piauí à esquerda, passa pelo Centro de Especialidades Médicas e aí sim, se conecta a outra ciclovia, na Andradas, esta ligando a Praça da Estação ao bairro Boa Vista. São as primeiras ciclovias do projeto Pedala BH: esse ano a promessa é implantar seis, o que ainda é modesto para os pretendidos 150 km até a Copa do Mundo ou os 365 km do projeto inteiro. Já faz uns cinco anos que a BHTrans está prometendo (e adiando) começar a construir essas ciclovias, mas pelo visto agora é pra valer. BH tem pouquíssimas ciclovias, e elas ou estão em ruínas, ou são destinadas ao lazer, como a da orla da Lagoa e a da Andradas. Ciclovias voltadas ao deslocamento são um passo importante se a cidade quer aumentar o uso desse meio de locomoção. E não são a única coisa a se fazer: uma estrutura cicloviária requer ainda estacionamentos seguros para as bicicletas, sinalização, campanhas de conscientização dos motoristas para compartilharem o espaço sem ameaçar o ciclista - afinal, não dá para ter ciclovia em todas as ruas - e até incentivos às empresas para que instalem bicicletários e chuveiros para funcionários que quiserem ir ao trabalho pedalando.

É preciso ficar claro que a ideia, nem a mais utópica, não é a bike substituir todos os deslocamentos feitos por automóveis e outros meios. A bicicleta é adequada para pequenas viagens, de 2-3 km. É ótima para ser combinada com meios de maior capacidade, como o metrô (SP e RJ deixam levá-la fora do pico) ou ônibus (vários lugares implantaram racks na dianteira), para que a ligação casa-estação ou estação-trabalho, geralmente curta, possa ser feita pedalando. E é importante lembrar que a maioria dos deslocamentos feitos por automóveis - quase sempre com uma só pessoa - fica dentro desses 3 km.

Quanto mais facilidades houver para as pessoas usarem bicicleta, mais elas vão se animar. Ninguém aguenta mais perder tanto tempo no trânsito, e qualquer pessoa sabe ou consegue aprender a pedalar. BH tem um relevo um pouco ingrato na região Centro-Sul, mas tem também muitos vales de rios (pense no Arrudas, que vai do Barreiro a Sabará), avenidas sanitárias, um centro (e a Savassi, e Barro Preto, e Funcionários) sem aclives acentuados, e muitos, mas muitos bairros bem planos - vide a região da Pampulha e Venda Nova. Hoje, estima-se, 25 mil pessoas já usam a bicicleta todos os dias. Se houver facilidade, incentivo, educação e informação, esse número pode crescer muito. Não é preciso que todo mundo use bicicleta para tudo, mas todo mundo tem ao menos alguns deslocamentos em que poderia adotá-la. Nem que seja para ir à padaria. Isso já daria um bom alívio no caos em que se transformaram as ruas, além de tirar legiões inteiras do sendentarismo, melhorar a qualidade do ar e salvar uns bons caraminguás em combustível.

Abaixo, o relato do meu amigo Lucas Moreira, que esteve na reunião sobre a ciclovia da Professor Morais:

Fui na reunião ontem. Na verdade, não se tratava de uma reunião, e sim de uma apresentação para lojistas e moradores locais do projeto a ser implantado na região.


Os trabalhos foram iniciados pelo Dr. Ramon, presidente da BHTrans, que apresentou as linhas gerais do projeto Pedala BH e salientou a sua importância para a cidade. Na sequência o senhor Ricardo Lott, assessor da Diretoria de Planejamento da BHTrans, passou a discorrer especificamente sobre o projeto da Ciclovia Savassi. Ele apontou todos os detalhes da execução e mencionou futuras ligações projetadas especificamente para a região.


Após a apresentação alguns lojistas presentes levantaram algumas dúvidas, enquanto outros, já esperava-se, modestas críticas, sobretudo em relação a perda de vagas e/ou alterações do tipo de estacionamento em alguns pontos. Um lojista, de cara, disse que Belo Horizonte não era viável para o trânsito de bicicletas, e que era uma perda de tempo, e dinheiro, fomentar tal modal. O mais bacana foi a resposta do Dr. Ramon que, indiretamente, citando o MTB BH, disse que, uma vez, ao participar de uma manifestação de um grupo de ciclistas na praça da liberdade como convidado, levantou a mesma questão, e acabou ficando surpreso com a resposta dos ciclistas presentes (eu era um deles, rsrs). Além do Dr. Ramon eu também manifestei minha opinião salientando, sobretudo, vários exemplos de cidades "morradas" que fazem o uso da bicicleta em larga escala (São Francisco, por exemplo) e mencionei, também, que apenas a região centro sul tem relevo acidentado e que, ainda assim, isso não atrapalhava o uso da bicicleta - pela questão das marchas, da leveza, enfim, das novas tecnologias que acompanham nossas magrelas.


Outra questão levantada foi a de que motoqueiros (me recuso a falar motociclistas, pois estes não têm este tipo de conduta) poderiam utilizar a ciclovia como faixa de motos. Além dos técnicos da BHTrans terem refutado tal possibilidade informando que haverá intensa fiscalização, e de terem mencionado que "bloquetes" separam fisicamente o espaço das bicicletas e dos demais veículos, acabei dando o exemplo da Nossa Senhora do Carmo que, ainda que não seja 100%, os motoqueiros acabam respeitando a faixa exclusiva de ônibus - e ali nem existe separação física.


Uma coisa bem bacana que percebi foi que os poucos moradores presentes adoraram a idéia. Cheguei a escutar de duas senhoras que, após a implantação da ciclovia, passariam a frequentar a feira das flores de bicicleta (o caminho até lá será todo contemplado), achei massa! Uma outra questionou se não estariam planejando a implantação de um sistema de aluguel de bicicletas como Paris, olha só!!!


O importante é que percebi que a BHTrans e a prefeitura estão realmente dispostos a fomentar o uso da bicicleta como transporte e senti, também, que o MTB BH tem uma parcela de culpa muito grande nisso, deu um orgulho danado. Agora é continuar trabalhando e ocupar os espaços que em breve estarão à disposição de todos nós ciclistas. Afinal, segundo o projeto, teremos, ao todo - sabe-se lá quando, é verdade - 365 km de ciclovias."

*Humberto Guerra é analista de sistemas, mountainbiker e associado/co-responsável do grupo MTB-BH.

*Lucas Moreira é advogado, mountainbiker e criador do grupo MTB-BH.


*O Mountain Bike BH é um grupo formado por ciclistas amadores, de idades e profissões variadas. O que os une é a paixão pela bicicleta, pela natureza, pela aventura, pela solidariedade e por superar desafios. Ao reunir ciclistas de diferentes modalidades, o grupo pretende incentivar a prática do esporte com segurança, proporcionar a troca de informações e experiências, facilitar a compra e a venda de peças e equipamentos, divulgar eventos ciclísticos e, sobretudo, promover encontros para pedalar, na cidade ou em trilhas. Também é preocupação do grupo colocar em evidência problemas ambientais, sociais e de segurança pública relacionados à bicicleta. Para tanto, ele promove mutirões ecológicos (como limpezas de cachoeiras e recuperação de trilhas) e ações beneficentes, e procura cobrar do Poder Público políticas de segurança e de ciclo-mobilidade urbana. O grupo é aberto ao ingresso de quaisquer interessados pela bicicleta e não possui fins lucrativos.

**Foto: reprodução

EQUIPE SESI-MG É CAMPEÃ DO X-TERRA VALE DO AÇO!


No sábado, dia 02/04, aconteceu, em Ipatinga/MG, mais uma etapa do Circuito X-TERRA.

O atleta Gustavo Caixeta participou mais uma vez deste evento compondo a equipe de revezamento do SESI-MG na prova de TRIATHLON e, mais uma vez, a equipe foi CAMPEÃ!!!

A equipe conquistou também o 5º lugar geral na competição!

Assista o vídeo aqui!



**FOTOS:arquivo pessoal

Descanso merecido pós EcoMotion!

Para os pés (literalmente) e para a alma!







*Fotos: arquivo pessoal (Caixeta, Fred Pantani, Gabriel, Paul Romero, Karen Lundgren e Karina Oliani em Arraial D´ajuda/BA)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Classificação final EcoMotion 2011!

Para visualizar a classificação final, clique aqui!

A EQUIPE UNIMED-RIO TERRA DOS GIGANTES terminou esta aventura na 12ª posição! Parabéns guerreiros!


Parabéns a todos que participaram deste INCRÍVEL evento e superaram esta corrida, considerada duríssima pelos competidores.

*Foto: ecomotion.com

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Classificação final do Ecomotion 2011 (até o momento)!

1º lugar: Oskalunga


2º lugar: Trotamundo


3º lugar: Lobo Guará



4º lugar: QuasarLontra


A EQUIPE COSA NOSTRA, que é a 5ª colocada no ranking, está, neste momento, na última perna de remo, à caminho da chegada.

A EQUIPE UNIMED-RIO TERRA DOS GIGANTES já está em Porto Seguro. Ela pegou o último corte da prova, em Trancoso, e  aí pedalou até a chegada, ao invés de fazer a última perna de bike de aproximadamente 50 Km e a última de remo de aproximadamente 57 Km. Agora é aguardar para saber
a sua classificação...


É isso!

Praticamente mais um EcoMotion finalizado!

Ano que vem tem mais! E a EQUIPE YAKS espera estar presente!

**Fotos: Ecomotion.com

SUPERAÇÃO e PERSISTÊNCIA! Essas são as palavras-chave!

Corrida de aventura ensina muita coisa que carregamos para toda a vida e em todos os aspectos dela!

A gente pode vivenciar as lições ou assistir exemplos nas experiências alheias.

Leia na íntegra essa notícia no WEBVENTURE: clique aqui!

Clique nas imagens para visualizá-las de forma ampliada!



E o 5º dia de Ecomotion continua para a quase totalidade das equipes!

Agora são 17h14 da sexta-feira, dia 15/04/2011 e o Ecomotion está no seu 5º dia de prova!

Até agora poucas equipes cruzaram a linha de chegada: a grande campeã Oskalunga que chegou por volta das 10h30 da manhã e a segunda colocada Trotamundo que chegou agora à tarde e, ainda, duas equipes que fizeram a prova com o corte: Olhando Aventura e Advogado Aventureiro.

A equipe UNIMED-RIO TERRA DOS GIGANTES está agora em 10º lugar entre os PCs 30 e 31. Ela acabou de entrar na última perna de mountain bike e após isso resta apenas o último trecho de remo até a linha de chegada! FORÇA AÍ GALERA! VOCÊS ESTÃO QUASE LÁ!

**Fonte: Ecomotion.com

Oskalunga é a campeã do EcoMotion 2011!

Agora são 11h e eles acabaram de cruzar a linha de chegada! Após belíssima prova de recuperação, eles se consagraram campões desta edição do Ecomotion Pro! Veja notícia:

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Oskalunga Medley é campeã do Ecomotion Pro 2011
por Wladimir Togumi
10h44


Depois de 4 dias e 3 horas de prova, a equipe Oskalunga Medley cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e consagrou-se a campeão do Ecomotion Pro 2011.

A equipe saiu forte na largada e foi a primeira e completar a seção de canoagem dos Arrecifes de Guaratiba até a cidade de Prado, mas no meio da corrida ela ficou para trás e desanimados, os atletas pensaram em desistir.

Os apoios foram fundamentais para animá-los nas transições e aos poucos foram ultrapassando as outras equipes. No PC24 a equipe já estava em terceiro lugar com apenas 30 minutos de diferença entre as duas primeiras colocadas.

Na reta final da corrida a equipe começou a acelerar e tirar a diferença de aproximadamente 1 hora para a líder Trotamundo, mas foi apenas no PC32, início da canoagem até a chegada, que a equipe assegurou o primeiro lugar e a vitória.




**Fonte e fotos: (reprodução) Ecomotion.com

De acordo com o twitter do EcoMotion...

Imprensa, Organização e apoios esperam a qualquer momento a equipe vencedora do ECOMOTION 2011.


**Foto e informações: Twitter do Ecomotion

5º dia! Reta final EcoMotion 2011: Oskalunga Medley toma a liderança!


E não é que Oslalunga estão agora na liderança! Impressionante corrida de recuperação da OSKALUNGA! Eles estão agora entre o PC32 e a linha de chegada!

A previsão é que a Oskalunga cruze a linha de chegada daqui a pouco às 8h30.

Na sequencia estão a Trotamundo, QuasarLontra e Lobo Guará entre os PCs 30 e 31 da prova. E em 5º lugar Cosa Nostra entre os PCs 29 e 30.

Veja a notícia postada no site oficial às 4h20 desta madrugada sobre a liderança da equipe Oskalunga:


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Oskalunga Medley toma a liderança
por Wladimir Togumi
04h20


Numa incrível corrida de recuperação, a Oskalunga Medley foi a primeira equipe a entrar na seção de canoagem final e deixar a ponte do Rio Buranhém Vera Cruz para trás, assim como seus concorrentes mais próximos Trotamundo e QuasarLontra.

A informação recebida foi que o quarteto formado por Frederico Gall, Barbara Bonfim, Diogo Malagon e Rafael Melges saiu do PC32 às 03h50 de sexta feira (15/04).

Para encerrar a corrida as equipes enfrentam aproximadamente 54 quilômetros de canoagem até Porto Seguro e uma corrida a pé com 1 quilômetro até cruzar a linha de chegada na Tenda do Ecomotion montada na Passarela do Álcool.

A chegada está prevista para acontecer por volta das 8h30.
**Foto: Alírio de Castro (Ecomotion.com)
**Fonte: Ecomotion.com

Curiosidades EcoMotion 2011!



MAIOR VENCEDOR: Rafael Campos, capitão da QuasarLontra/SOLE, é o único brasileiro bicampeão do Ecomotion/Pro. A QuasarLontra venceu em 2004 e 2009. A espanhola Buff Coolmax venceu em 2005 e 2007.

TODOS ECOMOTIONS: Frederico "Lico" Gall, da equipe Oskalunga Medley, é o único atleta brasileiro a ter participado de todas as edições do Ecomotion/Pro. A Oskalunga foi top 10 em todas.

MAIS VELHOS: Luis Antônio Barbosa, 51 anos, cirurgião dentista, Team Summit Territorio Mt Shop; e João Queiroz, 52 anos, empresário, equipe Direction. Rosângela Hoopner, da Selva Kailash, com 49 anos, é a mais velha entre as mulheres.

CACHORRO NO APOIO: A Team Summit Territorio Mt Shop levará o cachorro Simba para a equipe de apoio para "garantir a recepção calorosa da equipe".

MASCOTES: Já a Go For It e a Selva Kailash terão "amuletos vivos" durante o Ecomotion. Eles chamam os baixinhos Carla (Go For it) e Marcelinho (Selva) de mascotes.

MANDINGAS: Os baianos da Gantuá Millenium Tia Sônia vão marcar os equipamentos de cada atleta com fitinhas da sorte do Senhor do Bomfim, lembrança que será dada a todos os participantes das outras equipes. Além disso, o atleta Hélcio, gaúcho integrado à equipe, já foi logo apresentando suas manias: usa a mesma cueca desde o Ecomotion 2007.

COMIDINHAS: A Gantuá Millenium Tia Sônia vai servir sushi durante a prova, para saciar o desejo de Hélio. Já a Olhando Aventura terá sempre brigadeiros a postos nas transições. A XINGU LioFoods vai ter um cardápio de dar água na boca: macarrão com azeitonas pretas e rúcula, picadinho de carne com feijão tropeiro, risotos diversos, arroz doce com canela e até sorvete de flocos e mousse de maracujá.

METICULOSO: Que os atletas são organizados com seus equipamentos ninguém duvida. Mas André Medeiros, da Unimed-Rio Terra de Gigantes virou motivo de piada em sua equipe: deixa todas as roupas dobradas e passadas para a largada.

TOQUE FEMININO: Mesmo antes das famosas meias de compressão, Elaine, da Olhando Aventura, já era famosa por suas longas meias multi-coloridas. Levará um estque novo para a prova esse ano!

AJUDA DOS AMIGOS: A Aventureiros do Agreste vendeu camisas com a frase "Eu também patrocinei essa aventura" para complementar os apoios recebidos para participação na prova.

EM ALTO MAR: Rádio Operadora Offshore, Carlas Fortes, da Go For It, fez suas últimas semanas de treino embarcada!

Fonte: ecomotion.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ecomotion! A prova se aproxima do final!


Agora são 22h50, quinta-feira, dia 14/04.

Ranking corrigido no site oficial e agora consta até o PC33!

E a corrida continua! Pelo visto só amanhã mesmo saberemos quem serão os vencedores!

De acordo com o site, as três primeiras equipes (a mineira Trotamundo, a brasiliense Oskalunga e a paulista/norte-americana QuasarLontra) estão entre os PCs 29 e 30.

Pelo mapa da prova, as equipes vão de trekking do PC29 ao PC30. Depois mudam para a modalidade mountain bike e vão do PC30 ao 32 pedalando e depois remam do PC32 até a linha de chegada.

UNIMED-RIO TERRA DOS GIGANTES continua na 12ª posição e está na modalidade mountain bike entre os PCs 24 e 25.





**Fotos e informações: (reprodução) ecomotion.com

Achei que o Ecomotion havia terminado no PC 29...

pois o ranking do site do evento só vai até o PC 29. Agora são 21h50 da terça-feira, dia 14/04, e já estava postando uma notícia dizendo que a prova tinha chegado ao final para os três primeiros colocados: Trotamundo, Oskalunga e QuasarLontra.

Mas aí, vi uma notícia publicada no site oficial pelo Wladimir Togumi às 21h21 dizendo que a equipe Oskalunga estava fazendo uma prova de recuperação e que estava 1h atrás da 1ª colocada...

Não entendi nada!

Fui olhar o mapa e vi que são 32 PCs!

A prova ainda está rolando!

E a equipe Oskalunga está fazendo uma INCRÍVEL prova de recuperação! Impressionante!

Olhe, abaixo, a notícia publicada! CORRIDA DE AVENTURA É ASSIM!!! Só termina na linha de chegada!!!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Oskalunga Medley se recupera e luta pelo primeiro lugar
por Wladimir Togumi
21h21


O apoio reportou que em diversos momentos os atletas da Oskalunga Medley pensaram em desistir da prova. Já no PC 7 a equipe estava em ritmo lento e longe da competitividade que as pessoas estão acostumadas a ver nas provas.

Mas de PC em PC a equipe veio galgando posições e os ânimos foram aumentando. Na última informação recebida dos PC's a equipe passou na segunda posição no PC29, apenas uma hora da lider Trotamundo.



Fonte: ecomotion.com

4º dia de Ecomotion rolando...


Agora são 14h12 da quinta-feira, dia 14 de abril e estamos no 4º dia de Ecomotion!

Até agora 9 equipes desistiram, 1 foi desclassificada e 3 pegaram o corte.

Seguem na disputa 23 equipes.

A EQUIPE UNIMED-RIO TERRA DOS GIGANTES está entre elas, neste momento, na 13ª posição entre os PCs 23 e 24.

Continue acompanhando!

*Fotos: Site Oficial (equipe Unimed-Rio Terra dos Gigantes)

Notícia RECENTÍSSIMA sobre a disputa pelos primeiros lugares no Ecomotion Pro!

Noticia publicada no WEBVENTURE hoje, dia 14/04, às 13h21. Para ver a notícia na íntegra clique aqui!


Fonte: webventure

Fotos deslumbrantes no ECOMOTION PRO!

Por Alexandre Cappi:




Fonte: Ecomotion.com. 

Curiosidades Ecomotion Pro: "Botas Catintó! Pra mó di ocê andá mió"!

Essa história noticiada hoje, dia 14 de abril, quinta-feira, pelo Togumi no Site Oficial do evento está demais!
Fonte: http://www.ecomotion.com/
"Botas Catintó! Pra mó di ocê andá mió!"
Esse foi o slogan criado pela equipe Millennium Sococo Makaíra para o par de botas que o atleta Náru Moraes teve que comprar no meio do caminho.

A equipe decidiu fazer uma seção de trekking utilizando papete ao invés de tênis para ficar mais confortável, mas a idéia não deu muito certo.

"Não deu certo, ela se desfez completamente. Não sobrou nada, nem para contar história", disse Náru. "O resultado: fiquei descalço. Não é uma situação agradável. No meio do desespero encontrei um cidadão trabalhador e ele me falou: não tenho chinelo não, só tenho uma botina"

O atleta comprou o par de botas por R$ 20,00. "A bota tem até biqueira de ferro. O resultado é que meu pé está destruído", disse rindo.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

3ª dia de Ecomotion!

O Ecomotion está no 3º dia de prova! Agora são 22h04 de quarta-feira e a corrida continua!

Tenho que confessar que agora perdi a noção das pernas já realizadas pelas equipes que estão  na disputa... Não há informações precisas no site oficial do evento sobre a sequência da prova PC a PC com as distâncias, nomes dos locais e tudo mais - pelo menos não que eu tenha localizado - e pelo mapa fica difícil saber exatamente o que está se passando na prova...

Então, segue notícia publicada no site oficial (Ecomotion.com), às 20h43, com as últimas informações sobre a corrida:

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Equipes brasileiras lideram o Ecomotion Pro 2011
por Media Guide
20h43


As variações climáticas continuam e o tempo ainda é instável durante o ECOMOTION 2011, que acontece no extremo sul da Bahia. A noite começou com muita chuva e logo pela manhã o sol forte apareceu e se fez presente em grande parte do dia, facilitando um pouco a vida das equipes. Favorita ao titulo, a equipe QuasaLontra se mantêm na liderança, mas suas adversárias Trotamundo, Cosa Nostra e Lobo Guará estão logo atrás, prometendo uma final emocionante. Até o momento, já foram mais de 60 horas de prova e cerca de 300 km percorridos.

Durante a noite e sob forte chuva, as equipes enfrentaram 56 km de bike e 27 km de trekking e chegaram em Guaratinga por volta de 13h, de onde saíram a cavalo para o trecho mais emocionante do dia: As práticas verticais.

"Ficamos impressionados com a recepção que tivemos em Guaratinga. É muito legal ver a população participando", disse Mateus Ferraz, da QuasarLontra.

Após cavalgarem por 3,5 km até a Pedra do Oratório, a equipe Quasarlontra, primeira a chegar, decidiu pagar 2h das 3h horas de parada obrigatória. Com isso, a Trotamundo, que optou em não fazer a parada, foi a primeira a escalar até o cume, onde apreciaram a vista de toda a região da Costa do Descobrimento. Até às 18h desta quarta-feira, apenas cinco equipes (QuasarLontra, Trotamundo, Cosa Nostra, Lobo Guará e Selva Kailash) deram entrada no PC (posto de controle) 20, na entrada da montanha.

"Esta parada foi excelente. Estamos bem melhores e prontos para fazer força novamente", disse Rafael Campos, capitão da QuasarLontra.

Depois deste trecho, os atletas partem para 107 km de mountain bike em direção a Caraiva. De lá, seguem de trekking para Trancoso, passado pela Barra do Rio dos Frades e a paradisíaca Praia do Espelho. A previsão de chegada das primeiras equipes em Porto Seguro é na noite desta quinta-feira.

O ECOMOTION/PRO 2011 conta com atletas de dez diferentes países (Argentina, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Suécia, República Tcheca, Uruguai e Brasil), fazendo parte do Circuito Mundial de Corridas de Aventura (ARWS).

Site: www.ecomotion.com.br
Facebook: www.facebook.com/ecomotionbrasil
Twitter: www.twitter.com/ecomotion_pro

Mais informações:
Media Guide Comunicação


www.twitter.com/mguidecom/ www.facebook.com/mediaguidecom
Tentamos entrar em contato com os atletas Yaks que estão lá na Bahia fazendo apoio da UNIMED-RIO TERRA DOS GIGANTES mas não conseguimos falar com eles. Pelas informações do site, a equipe está em 10º lugar, entre os PCs 11 e 12.

Mais notícias em breve!

A previsão dos organizadores é que as primeiras equipes cheguem em Porto Seguro na noite de amanhã, quinta-feira.




**Fotos e informações: site oficial - http://www.ecomotion.com.br/

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin