quinta-feira, 25 de março de 2010

Absa Cape Epic, a maior prova de mtb do mundo, está rolando lá na África do Sul!



Não deixem de "dar uma espiadinha" no que está rolando no Cape Epic este ano! Há várias participações brasileiras que estão nos deixando orgulhosos.

Para quem não sabe, o Cape Epic é uma competição de mountain bike realizada em várias etapas ou estágios e disputada apenas em duplas (categorias feminino, masculino, misto e master). As duplas devem pedalar juntas até o final da prova e completar as etapas diárias até as 17 horas.

Este ano, a 1ª, das oito etapas, começou no último domingo, dia 21/03/2010.

SEGUE NOTÍCIA RETIRADA DO SITE DA OCE COM INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE O QUE JÁ ROLOU ATÉ AGORA:

OCE está fazendo história na ABSA Cape Epic 2010

A OCE está mandando bem demais n a ABSA Cape Epic 2010. Na verdade está fazendo história!!!

Até agora já foram concluídas três etapas da Ultramaratona, que termina dia 29 de março. Acompanhe o que tem acontecido nessa ultra competição!

1ª etapa ABSA Cape Epic 2010 (dia 21/03):

Como sempre a primeira etapa da Cape Epic foi matadora.

A equipe MTN Quebeka do sul africano Kevin Evans ao lado do austríaco Alban Labaka pedalou os 117 quilômetros lado a lado com a equipe Songo.info do também sul africano Burry Stander, atual campeão mundial da sub 23 e o suiço Cris Sauser.

Ao final a equipe Quebeka levou a melhor e deixou a Songo.Info em segundo com 3 minutos e vinte segundos de desvantagem.

Em terceiro chegou a equipe Robobank do sueco Emil Lindgren e o suiço Fabian Giger.

A equipe alemã Bulls de Karl Platt e Stephan Sahan, duas vezes campeã da Cape Epic finalizou em quarto, 4 minutos e meio atrás dos líderes.

A sétima edição da Cape Epic promete ser mesmo muito disputada, isso porque existe um tabu a ser quebrado.
Até hoje nunca um sul africano venceu o evento e esse ano Kevin Evans, que sempre correu com outro sul africano, esse ano está ao lado do suiço Alban Labaka, vice-campeão mundial de maratona.

Um trecho de 8 quilômetros entre trilhos de trem aniquilou os ânimos dos participantes, em especial os brasileiros.


A equipe OCE Treine.net de Hugo Prado Neto e Uirá Ribeiro largou bem, manteve-se em décimo quinta por um bom trecho da prova, mas Uirá ressentiu-se da dureza do terreno e diminuiu o ritmo na segunda metade da etapa. Mesmo assim eles finalizaram em 32, o melhor resultado brasileiro na geral de uma etapa da Cape Epic.

A Equipe Epic Brasil de Daniel Aliperti e Michel Bogli fez o nono tempo na Master e foi a terceira melhor equipe do Brasil.

A equipe Blanch Dias, formada por Marcelo Blanch e Fabio Dias largou anunciando vencer a categoria Master. A falta de experiência e preparo físico da dupla provou mais uma vez que quem vai com muita sede ao pote na Cape Epic se estrumbica.

Finalizaram a etapa em trigésimo sexto na categoria Master, mas continuam decididos a representar bem o Basil na Cape Epic.

Das 19 equipes brasileiras inscritas, 17 conseguiram finalizar a primeira etapa.

Relato de Hugo Prado:

“Na 1ª etapa nossa dupla teve um dia ruim, mas foi o melhor resultado da história do Brasil na Cape Epic na classificação geral. Só que como nossa ambição era grande ficou um pouco de sentimento de frustração. O Uirá sentiu um pouco nos últimos 40km (estávamos em 15º) a apenas 15min dos melhores do mundo no km 84km, mas de lá para o final o ritmo caiu e perdemos 45 minutos sendo ultrapassados por muita gente.”

Nossa assessoria (OCE-treine.net) fez história e no ano com a maior delegação brasileira (4ª maior do cape epic) temos mais de um terço dos atletas brasileiros treinando com a gente e eles não estão decepcionando. 2 duplas da OCE largaram no bolsão A, que foi Cesar Gonçalves e Leonardo e Thiago Pelota e Josias! Sucesso, galera!!

Grande abraço a todos no Brasil e na OCE. Obrigado pela força! Vamos continuar lutando!

Relato de Felipe Miranda:

“A maior prova de ultra maratona em mountain bike, o ABSA Cape Epic 2010 teve o inicio no dia 21/03/2010. O time UltraEpics formado por Felipe Miranda Pais e Vinicius Souza Cruz completou com sucesso a primeira etapa de 117 km entre as cidades de Diemersfontein e Ceres na África do Sul.

A primeira etapa do Cape Epic tradicionalmente é a mais dura, e nessa 7 edição não foi diferente, enfrentamos muitas subidas, areia, calor e os 7 km finais em um trilho de trem. Meu parceiro Vinicius não estava em seus melhores dias, estava com inicio de desidratação e sentindo muito cansaço, pois forçamos mais do que devia para ultrapassar alguns atletas já que largamos atrás de mais de 300 duplas.

No meio da etapa perdemos muitas colocações, terminamos com o tempo de 6:50 hrs, e mesmo assim garantimos a 112 colocação que garantia um lugar no grupo C para a largada do dia seguinte!

É impressionante o entusiasmo da população com o evento, todos saem para as ruas e vem para as largadas e chegadas torcer, as crianças gritam e batem palmas o tempo todo, os voluntários que trabalham na prova fazem tudo com prazer e alegria e realmente vivem o espírito do esporte!

Agradecemos muito a forca e torcida dos amigos e familiares e apoios de nossos parceiros! Que venham as próximas etapas!”

Acompanhe no www.ultraepics.blogspot.com/


2º etapa do ABSA Cape Epic 2010 (dia 22/03):

Depois de pedalar 90 quilômetros com “apenas’ 1625 m de desnível acumulado venceu a segunda etapa da Cape Epic a equipe Trek Brentjens composta pelo holandes primeiro medalhista de ouro em uma olimpíada (1966) Bart Brentjens de 41 anos de idade ao lado de seu conterrâneo o jovem Jelmer Pietersma,27.

Bart já venceu uma Cape Epic, no ano de 2005 ao lado do belga Roel Paulissen e desde essa sua primeira participação nunca mais deixou de competir a Cape Epic por considerá-la a “melhor corrida de ultra-maratona em estágio no mundo”.

Em segundo cruzou a equipe alemã Bulls, duas vezes campeã do evento (2007 e 2009) de Stephan Sahan e Karl Platt. Platt tem uma terceira vitória na Cape Epic, no ano da sua estréia em 2004, ao lado de Mannie Heymans da Namibia.

Em terceiro, a equipe Quebeka do sul africano Kevin Evans e o austríaco Alban Labaka.

Com esses resultado, a liderança do evento continua com a equipe Quebeka de Kevin Evans, em segundo a Bulls com 4’23” de desvantagem e em terceiro a Trek Brentjens 8’25”.

A equipe Songo Specialized teve um péssimo dia, finalizou em 14, acumula uma desvantagem de 20 minutos para a equipe lider. Com esses dados o sulafricano Burry Stander fica muito distante de seu sonho de ser o primeiro sulafricano a vencer uma Cape Epic.

Kevin Evans na liderança persegue esse título desde a primeira edição do evento em 2004. Seus melhores resultados foram bronze 2005 e 2008.

O dia foi muito bom para os brasileiros.

A equipe OCE Treine.net de Uirá Ribeiro e Hugo Prado finalizou em 20 na geral, e saltou de 28 para 21 na categoria masculino.

Esse é o melhor resultado até o momento de uma equipe brasileira por aqui. Muito bom mesmo, se Hugo Prado se especializar nesse tipo de corrida (ele pretende) vai ser mesmo muito bem sucedido.

Em segundo entre os brasileiros vem a equipe Rasta de Leonado Santos e Cesar Moura (atleta OCE)

Terceira equipe brasileira é a Epic Brasil de Daniel Aliperti (atleta OCE) e Michel Bogli que correm na categoria Master. A dupla saltou de nono para oitavo lugar na categoria sendo que na etapa de hoje eles finalizaram na 59 posição da geral.

Resultado muito bom. Em 2009 Daniel Aliperti ao lado de Eduardo Soares subiu duas vezes ao pódio da Master em terceiro. A dupla finalizou a Cape Epic 2009 em quinto.

Relato de Hugo Prado:

“Hoje (22/03) andamos muito bem e infelizmente perdemos 2 posições nos últimos 2km para duas duplas, mas acho que chegamos entre 17o e 24o o que torna o melhor resultado do Brasil na competição.

Uirá andou melhor hoje e eu me senti bem, apesar das dores na lombar e joelhos. A África do Sul é maravilhosa e as pessoas amam esportes, tinha gente torcendo em todo o percurso. Amanhã é um percurso longo e espero que tenhamos um bom dia. Nosso objetivo era um top 10 e acredito que adquirindo experiência e vindo mais anos conseguiremos esse feito.”

Relato de Felipe Miranda:

“Com a largada e chegada em Ceres, 92 km, muitos singles tracks e poeira, a 2ª etapa do Cape Epic favoreceu os atletas mais técnicos e ajudou o Team Ultra Epics a recuperar boas colocações!

A largada dessa etapa foi às 7 hrs da manhã, com isso levantamos as 5 hrs e com muito frio. No começo pegamos o sol de frente que junto com a poeira fez a gente não enxergar quase nada. Deixei o Vinicius controlar o ritmo para não faltar energias para as subidas e para o final. Isso funcionou muito bem e conseguimos não perder colocações no decorrer da etapa.

Praticamente 90% dessa etapa foi de singles tracks, enfrentamos boas subidas, acompanhamos alguns “capotes”. Depois de 2:30 hrs de prova o calor já estava muito forte, mas aproveitamos muito bem os pontos de abastecimento para evitar qualquer falha na alimentação e hidratação!

Terminamos com o tempo de 5:51hrs na 83ª colocação! Recuperamos boas posições e possivelmente vamos largar no grupo B amanhã!”


3ª etapa do ABSA Cape Epic 2010 (dia 23/03):

Relato de Renata Falzoni:
“Hoje eu ouvi uma atleta agonizar a sua morte e não fiz nada.

Fiquei na minha, pois em nenhum momento me ocorreu que meu vizinho de barraca, James Williamson de 26 anos de idade, cuja cabeça estava a menos de dois metros da minha, estivesse em pleno ataque cardíaco.

Ele arfava e eu imaginei um pesadelo, ou sei lá, efeito de algum sonho erótico.

Cerca de uma hora depois ouço seu companheiro de equipe e trabalho chamá-lo em vão para seguirem ao café da manhã. A dupla Swell – Enduro magazine vinha na décima sétima posição na geral da Cape Epic, de longe os melhores jornalistas classificados até hoje nesse evento.

Eu o conheci umas 12 horas antes de seu falecimento, feliz e satisfeito com os parabéns que todos nós colegas de profissão lhe proferíamos.

Os paramédicos lutaram para reanimar o rapaz por mais de uma hora, houve até um momento em que ouvimos batimentos arritimados, mas logo eles cessaram.

Passei o dia de hoje cantando aquela música que todos sabemos:

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã”.”

Que James siga em paz!

Mesmo com essa notícia trágica... outros atletas brilharam!

Relato Felipe Miranda:

“Team UltraEpics finaliza mais um dia da ultra maratona Cape Epic que aconteceu na cidade de Ceres, África do Sul. A etapa de 120km mesclou estradões e trilhas, exigiu muito preparo físico, técnico e resistência para enfrentar o forte calor no final da etapa.

Largamos para mais um dia da Épica Ultra Maratona, hoje consegui usar tudo que treinei. Estava inspirado, sentindo muito bem e resolvi dar uma “força extra” ao meu parceiro, combinei com ele de rebocar ele nas subidas e botei a cara no vento nas retas, com isso imprimimos um ritmo muito bom durante toda a etapa e conseguimos nos manter na classificação com relação a etapa anterior, até melhoramos uma colocação e ficamos com a 81ª colocação na etapa!”

*Hoje quem brilhou foi o Hugo e Uirá, eles terminaram na 16ª colocação!

Agora vou preparar minha bike e jantar! Amanhã tem mais!”


BRASILEIROS NO CAPE EPIC:
Segue a tabela de como vão os nossos brasileiros queridos aqui na Cape Epic:(o primeiro número é a classificação na categoria e o segundo é a classificação geral)

* atletas OCE

*19. 21. OCE- treine.net Brasil Men 15:23.37,5
22-1 Hugo Prado Brazil 22-2 Uira Ribeiro Brazil

*38. 44. Rasta Men 16:47.11,5
520-1 Leonardo Santos Brazil 520-2 Cesar Moura Brazil

*10. 63. Epic Brazil Masters 17:26.22,7
113-1 Daniel Aliperti Brazil 113-2 Michel Bögli Brazil

63. 85. Mountain Bike BH Men 18:16.04,3
501-1 Bruno Reis Brazil 501-2 Rogerio Chaves Pires Brazil

*72. 100. Thiago Fernandes Menezes Men 18:33.17,6
574-1 Thiago Menezes Fernandes Brazil 574-2 Josias Barbosa Brazil

85. 116. Abrame Brasil Men 18:54.41,0
162-1 Lourenco Bizarria Brazil 162-2 Jose Correia Pinto Filho Brazil

*92. 127. Ultra Epics Men 19:09.19,3
192-1 Felipe Miranda Brazil 192-2 Vinícius Santos Cruz Brazil

190. 285. Brazil Re-cycling Men 22:43.35,3
278-1 Rafael Niro Alves Brazil 278-2 Filipe Xavier Brazil

207. 309. Brasil Ceará Men 23:19.30,8
104-1 Alfredo Montenegro Brazil 104-2 Carlos Lopes Brazil

*235. 351. Bikenamidia.com Men 24:16.54,0
305-1 Andre Piva Brazil 305-2 Ulisses Valarelli Brazil

44. 433. Brazil Spirit Mixed 26:09.06,6
434-1 Flavia Dall Acqua Brazil 434-2 Rodrigo Vasconcellos Brazil

288. 445. Baobab Men 26:25.39,4
424-1 Paulo Pontes Angola 424-2 Celso Pavao Brazil

289. 447. TR3 Brasil Men 26:26.21,7
380-1 Emerson Lima Brazil 380-2 Luiz Teixeira Brazil

290. 448. KiaOra Epic Team Men 26:28.08,1
488-1 Cesar Ranieri Brazil 488-2 Fabio Miyake Brazil

*104. 470. Pellagio Brasil Masters 27:32.08,2
293-1 Antonio Villar USA 293-2 Paulo Brandão Brazil


E a saga continua... dia 24, 25, 26, 27, 28 e 29... em pensar que está apenas começando!!!


Força a todos e parabéns pelo sucesso!
Abraço.

Fonte: http://espnbrasil.terra.com.br/renatafalzoni e http://www.ultraepics.blogspot.com/.



Vídeo do 3º estágio do ABSA CAPE EPIC 2010:
http://www.youtube.com/watch?v=XbwbNROjttY!



**Fotos: site oficial

**Para maiores informações sobre esta competição, visite o site oficial ou acesse http://www.treine.net/!


Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin